eSocial Discute
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quanto tempo as empresas devem guardar as informações do eSocial?

Ir para baixo

Por quanto tempo as empresas devem guardar as informações do eSocial? Empty Por quanto tempo as empresas devem guardar as informações do eSocial?

Mensagem por jwalamino Sex Nov 01, 2013 6:54 am

e-Social começa a valer em 2014

Tempo de armazenamento das informações entregue pelos empregadores ao e-Social gera discussão entre empresários no Rio Info 2013. Tempo de guarda é de 35 anos, tanto para o empregador quanto pelo ambiente nacional. Para o setor de TI, esse prazo estendido é um grande desafio, pois a evolução dos hardwares e dos softwares é constante, o que dificulta o armazenamento de dados vivos.

Na avaliação que fizeram, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, terá que estar sempre preparado para dar uma solução a esta problemática.

Questionado do por que as empresas terão que armazenar esses dados visto que o ambiente nacional fará isso, Antônio Villaski, representante do Serpro explicou que a duplicidade de armazenamento inicial poderá ser desnecessária no futuro, pois com o aperfeiçoamento do sistema, os empregadores terão a possibilidade de fazer o download diretamente do portal, no caso, por exemplo, da empresa perder todo o seu banco de dados.

As empresas tributadas pelo Lucro Real deverão se cadastrar até 30 de abril de 2014, e o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos em até 30 de maio do mesmo ano. Já a substituição da GFIP a partir de julho.

Quanto às empresas tributadas pelo Lucro Presumido e empresas do Simples Nacional, deverão se cadastrar até 30 de setembro de 2014, e o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar até 30 de outubro do mesmo ano. Já a substituição da GFIP a partir de novembro.

Para as empresas em geral a escrituração do e-Social será feita através de arquivos digitais no formato XML, que deverão se transmitidos ao ambiente nacional utilizando a tecnologia web service. Na ocasião, haverá integração direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambiente nacional do e-Social para transmissão dos arquivos, sem necessidade de preenchimento de telas na Internet ou de programas geradores de escrituração ou declaração.

Fonte: http://www.rhblog.com.br/e-social/por-quanto-tempo-as-empresas-devem-guardar-as-informacoes-do-esocial/

jwalamino

Mensagens : 125
Data de inscrição : 18/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos