Empresas precisam reforçar equipes de RH para se adequarem ao eSocial.

Ir em baixo

Empresas precisam reforçar equipes de RH para se adequarem ao eSocial.

Mensagem por jwalamino em Qua Nov 13, 2013 10:47 am

eSocial > Empresas precisam reforçar equipes de RH para se adequarem ao eSocial, indica ABRH


Wolnei Tadeu Ferreira, diretor jurídico da ABRH Nacional

Com a implantação do eSocial, projeto do governo federal cujo objetivo é unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, as empresas vão precisar de reforços em suas equipes de Recursos Humanos: profissionais com experiência em informática, além de equipamentos potentes e modernos. De acordo com o diretor jurídico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Nacional, Wolnei Tadeu Ferreira, esses são os principais cuidados que as organizações devem tomar para que possam aproveitar os benefícios da iniciativa. “É salutar imaginar que se antes você tinha informações dispersas, agora terá uma única informação, um único sistema”, avalia.
Ferreira explica que as empresas precisam, desde já, ir atrás dos dados que não dispõem. Segundo o executivo, elas contam, atualmente, com pelo menos 80% das informações em formato eletrônico. “As outras informações até estão em sua posse, mas não estão lançadas”, alerta. Por isso, é importante que o setor de RH trabalhe em parceria com a TI para que o armazenamento dos dados seja feito em equipamentos capazes de suportar o programa do eSocial e operado por profissionais que tenham domínio em informática.


Preparação
O diretor adianta que a ABRH está atenta e preparando reforços na divulgação desse novo sistema de envio de informações trabalhistas ao governo, além de programar treinamentos, seminários e divulgações na internet. Também está coletando informações e encaminhando eventuais inconsistências à Receita Federal para aprimorar a iniciativa.
O prazo dado pelo governo para a implantação integral do sistema é janeiro de 2015. E como a mudança de rotina será grande, segundo aponta Ferreira, é importante que as empresas se adiantem até para entender como lidar com as especificidades presentes nos diferentes setores e evitar problemas com a fiscalização, que passará a ser mais intensa. “É possível que haja algum tipo de prorrogação no lançamento do eSocial. Talvez a fiscalização não se inicie de forma tão rigorosa. Mas em 2014 já haverá migração de software e de 2015 em diante isso [a forma de repassar as informações ao governo] se transforme”, prevê.

Fonte: http://www.senior.com.br/esocial/post/empresas-precisam-reforcar-equipes-de-rh-para-se-adequarem-ao-esocial-indica-abrh/

Walfrido
https://sites.google.com/site/esocialdiscute/

jwalamino

Mensagens : 125
Data de inscrição : 18/10/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum