eSocial: Empresas ficarão prontas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

eSocial: Empresas ficarão prontas?

Mensagem por jwalamino em Qui Fev 20, 2014 8:28 pm

O eSocial, mais novo capítulo do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital - composto por Fiscal, Contábil e Nota Fiscal Eletrônica), cuja vigência está prevista para junho,será tema de palestra nesta edição das BITS Global Conferences.


Criado para ser uma nova forma de registro de formulários eletrônicos dos eventos que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, o eSocial será abordado pelo economista Rafael E. Kieckbusch, que acredita ser a eliminação de cadastros duplicados que são fornecidos pelas empresas aos vários entes governamentais a grande vantagem do novo sistema. Com o sistema, um mesmo cadastro poderá ser “liberado” para cada entidade/órgão público que solicitar, dispensando inclusive a necessidade de guarda de versão impressa.

Rafael Ernesto Kieckbusch é economista com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, atua na área de relações do trabalho na Confederação Nacional da Indústria (CNI) como especialista em políticas e indústria e na assessoria junto à Organização Internacional do Trabalho.

Uma pesquisa da PwC, realizada com 48 empresas de grande porte e de diferentes setores da economia nacional, mostra que as empresas estão com dificuldades para se adaptarem ao eSocial — projeto do governo federal que tem como objetivo principal unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados. De acordo com o estudo, para 32,6% dos entrevistados a mudança cultural e a necessidade de revisão dos processos internos são as maiores dificuldades para o uso do eSocial.

E o levantamento mostra um dado preocupante: o grau de comprometimento é baixo e apenas 41,7% das organizações já tinham montado uma estrutura dedicada ao projeto de adequação seis meses antes do prazo previsto para o início da ferramenta, enquanto 35,4% ainda aguardam o cronograma definitivo de implantação. Já 20,8% das empresas ainda não identificaram os impactos do eSocial sobre a cultura organizacional e 2,1% acompanham à distância, pois entende que o software da folha de pagamento atenderá a todas as necessidades.

As BITS Global Conferences 2014 terão foco em dois temas em 2014: Datability e Inovação. Nos três dias da feira, palestrantes nacionais e internacionais, da academia e de mercado, estarão apresentando as tendências mundiais em tecnologia da informação e da comunicação. As inscrições para os três dias de palestras já podem ser feitas em: http://www.bitsouthamerica.com.br/inscricoes-global.php


Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36058&sid=127&tpl=p

Walfrido
https://sites.google.com/site/esocialdiscute/destaques

jwalamino

Mensagens : 125
Data de inscrição : 18/10/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum